Países da Europa que aceitam Euro
Como nós costumamos comentar em nossos posts, a preparação para uma viagem pode ser estressante. Há muito que planejar e há muitas coisas com que se preocupar, como, por exemplo, os diferentes tipos de moedas dos diferentes países. O nosso intuito com este post é o de informar os turistas que escolheram a Europa como região de destino. Mas, de qualquer forma, a análise é válida a todos os viajantes que ficam com um pouco de dúvida na hora de saber qual é a moeda prevalente de determinado país.
Países que aceitam o Euro
Os destinos que incluem o euro como principal moeda são: Espanha; Finlândia; França; Áustria; Bélgica; Chipre; Eslováquia; Grécia; Irlanda; Itália; Letônia; Luxemburgo; Malta; Países Baixos (Holanda); Portugal; Eslováquia; Eslovênia; Alemanha; Estónia; Finlândia – esta listagem corresponde a 18 países, num total de 28, da União Europeia. É importante se inteirar a respeito da cotação do dólar no momento de realizar a compra nas casas de câmbio. Não se esqueça de que a cotação varia constantemente. Normalmente, as compras monetárias são feitas mediante taxa, o que sugere uma pesquisa prévia a respeito dos diferentes preços oferecidos pelas diferentes casas de câmbio. Se você optar por viajar para os países da UE que não utilizam o euro como principal moeda, escolha por comprar uma quantia da moeda no seu país e trocá-la no local de estadia. Por exemplo, eu irei para a Polônia, mas lá o Euro não é utilizado. Tudo bem, é só comprar a quantia de Euro desejada aqui no Brasil e trocá-la pelo Zlóti Polaco (moeda polonesa) no país europeu.
Países que não aceitam o Euro
Ao falarmos de União Européia, é comum acharmos que todos os países integrantes utilizam do Euro como moeda. Porém, uma parte deles usa moeda própria. Comecemos com a Bulgária, país no sudeste dos Balcãs, que adotou o Lev Búlgaro como principal moeda. Com dois reais é possível comprar o equivalente a um Lev Búlgaro. A Polônia também é um exemplo de país que deixou o Euro de lado. Essa região europeia vem crescendo em seu campo de turismo, principalmente pelas cidades de Cracóvia e Varsóvia. Caso você queira dar um passeio em território polonês, terá que ter em mãos uma quantia de Zlóti Polaco. Lembre-se, com um real você adquire 1,2 Zlótis Polacos. Quem nunca ouviu falar em Estocolmo, certo? Então, pra que você possa conhecer essa maravilhosa cidade da Suécia, é necessário saber que a Coroa Sueca é a principal moeda do país. 2,8 Coroas Suecas são equivalentes a um real.
Outro país que não possui o Euro como moeda principal é a Croácia. Portanto, para realizar seu sonho de conhecer o Mar Adriático em uma das muitas ilhas constituintes deste país, você terá que desembolsar 0,57 centavos de real para adquirir uma Kuna Croata. A Dinamarca é um destino que também possui suas particularidades. De localidade nórdica, delimitada pelo sul da Alemanha, é muito procurado, principalmente, pela capital Copenhague, e a moeda específica do país é a Coroa Dinamarquesa – cotada pelo mesmo valor da Kuna Croata. Na Hungria, a moeda corrente é o Florim Búlgaro, que vale apenas cerca 0,013 centavos de real, necessários para conhecer a capital Budapeste e as demais cidades do país. Já para visitar Praga, capital da República Checa, a moeda vigente é a Coroa Checa. E, para finalizar, um destino um pouco menos comum, a Romênia também tem sua própria moeda, conhecida como Leu Romeno.
Alguns dos países europeus aceitam uma moeda diferente do Euro, mas em comum entre um seleto grupo de nações. É o caso da Libra Esterlina, que abrange os países constituintes do Reino Unido, na famosa ilha chamada Grã-Bretanha. Caso o seu país de destino seja Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte ou País de Gales, saiba que será necessário investir na compra dessa moeda, que possui um preço um tanto quanto mais elevado com relação a outras moedas, sendo mais caro até mesmo que o Euro – atualmente cotado em cerca de R$ 4,26. A Libra Esterlina, no dia atual, vale em torno de R$ 4,77, e é considerada uma das moedas mais caras de todo o mundo, devido ao fato de ser considerada “padrão-ouro”, o que garante sua alta valorização.
Não se esqueça de que a Tradição Câmbio oferece ótimos preços de taxa de compra, então lembre-se de conferir as ofertas.