Dicas para se programar financeiramente para uma viagem
Ao planejar uma visita para o exterior, uma das partes que é mais levada em conta é a questão econômica. O que eu posso fazer para gastar menos? Como eu posso usufruir melhor do meu dinheiro? Essas são algumas das perguntas mais frequentes em relação a este assunto. Uma organização minuciosa e realizada previamente é, sem dúvida, a melhor opção para garantir gastos controlados durante o período de viagem.
Existem diversas opções para se realizar a troca do dinheiro, algumas mais seguras e controladas, e outras, nem tanto. Por exemplo, suponhamos que você irá optar pelo uso do cartão de crédito. Apesar da praticidade, esta escolha irá implicar em um risco maior de você se surpreender com gastos inesperados. Agora você se pergunta: Mas, que gastos inesperados? Bom, as compras realizadas no crédito irão receber, de acréscimo, uma taxa referente à variação de câmbio e uma ao valor do IOF (Imposto Sobre Operações de Crédito, Câmbios e Seguros), que corresponde a 6,38% do preço da transação. Assim, essa forma não é uma escolha vantajosa, pois você gasta a mais com o pagamento dos impostos, ao invés de investir com sabedoria em outros itens do seu próprio interesse, como passeios e outras comprinhas durante a estadia no local.
Um modo de garantir um controle maior sobre o que é gasto durante uma viagem é a troca de dinheiro em casas de câmbio. Estes estabelecimentos oferecem diversas opções para quem precisa de alguma quantia em moeda estrangeira, o que garante compras realizadas de acordo com o preço fixo do papel moeda adquirido. Essa prática evita as surpresas que a fatura de crédito pode trazer. Mas, como funciona esse câmbio? Você pode consultar os valores da moeda desejada e se planejar para trocar o dinheiro aos poucos, realizando a compra monetária de seu interesse em dias diferentes. Assim, não é preciso frequentar o estabelecimento com uma quantia muito grande de dinheiro em mãos. Os bancos também costumam realizar essa troca cambial, e os valores variam de acordo com o serviço que você está procurando.
Outra forma de levar dinheiro em uma viagem é adquirindo um cartão pré-pago internacional para uso no local de destino. Este cartão é protegido por senha e assinatura e funciona como um cartão de débito comum, permitindo que você realize compras e saques na moeda corrente do país. Ele é recarregável, o que auxilia no controle dos gastos, e é uma opção bem mais cômoda e segura do que andar com muito dinheiro em espécie escondido na carteira. Ao contrário do cartão de crédito, ele não possui fatura, podendo ser gasto somente o saldo já depositado. Porém, podem ser cobradas taxas em compras internacionais ou na retirada do dinheiro, e, para ser utilizada a função do saque, ou recarregá-lo, será necessária uma pesquisa prévia para descobrir onde estão localizadas as agências que podem realizar o serviço para você. Mas, mesmo com esse trabalhinho a mais, pode valer muito a pena para utilizar das vantagens dessa opção e da comodidade de garantir seu dinheiro apenas com o cartão. Uma boa ideia é mesclar a utilização do cartão pré-pago com a do dinheiro trocado nas casas de câmbio. Ambos os serviços podem ser oferecidos pelo mesmo estabelecimento, trazendo ainda mais comodidade no planejamento econômico. Ah, e uma boa dica é recarregar o cartão sempre na moeda que pretende utilizar, pois a conversão pode causar um aumento no valor final.
Para ajudar ainda mais quem pretende viajar e aproveitar ao máximo o orçamento previsto para a viagem, existem novos recursos, desenvolvidos juntamente com o avanço das tecnologias, que podem ser facilmente utilizados no próprio celular. Aplicativos como TrabeePocket, Tripcoin e Moneylover podem auxiliar no controle dos gastos e na visão geral de quanto ainda pode ser utilizado do dinheiro previsto para os gastos da viagem. Eles oferecem opções de registro de transações até mesmo offline, tornando simples o controle dos gastos. Assim, fica mais simples de garantir que a viagem termine tranquila, sem surpresas no saldo bancário após a volta ao país e com o máximo aproveitamento da ida ao exterior.
Se você está com um pouco de dúvida sobre qual casa de câmbio irá escolher, fique tranquilo porque a Tradição Câmbio promove todos os serviços aqui mencionados, e o melhor é que tudo pode ser resolvido com rapidez e praticidade. É só acessar o link e conferir todas as alternativas: